01.04.2021

Como fazer venda condicional, venda externa, delivery e parcerias

Novos canais de venda são sempre bem-vindos e podem ajudar a elevar o faturamento da sua empresa principalmente agora que o fluxo de clientes diminuiu em função da pandemia.

Como o número de clientes que passa em frente a minha loja, por exemplo, diminuiu bastante, é preciso buscar novas alternativas de venda usando recursos que o varejo já tem utilizado há algum tempo, mas de uma forma mais tímida e até mesmo pouco explorada, na maioria das vezes. Confira algumas colocar em prática esses novos canais e formatos de venda:

Venda condicional
É aquela venda em que o consumidor leva o produto para provar em casa e depois efetuar a compra ou a devolução.

Este tipo de venda já é praticado em alguns estabelecimentos há mais tempo e com frequência, em outros nem tanto, mas agora a boa e velha “condicional” vem se tornando uma forte aliada das vendas.

Isso porque os consumidores estão procurando ainda mais conforto a cada dia que passa. E pensa só, se não é bem mais gostoso experimentar um produto, como roupa ou calçado, em sua casa, depois de ter chegado do trabalho e estar descansado? Sem contar ainda que poderá olhar com calma e inclusive combinar com outras coisas que você já tenha em casa. Por esses motivos a venda condicional tem sido uma grande aliada dos lojistas para aumentar o faturamento.

Venda externa
É qualquer negociação comercial realizada fora do ambiente da empresa, a partir do encontro presencial entre o vendedor e o consumidor. Diferentemente da venda interna, que é conduzida online ou por telefone, esse tipo de venda exige uma visita ou reunião com o cliente para ser concretizada.

O processo de venda externa prevê algumas situações que o profissional de vendas deve estar atendo antes de ir às ruas, como:
-> Informar-se sobre o perfil de negócio das empresas com quem vai conversar;
-> Inteirar-se em qual momento ela está no funil comercial (será uma apresentação ou vai fechar alguma venda?);
-> Se preparar ao máximo para esse diálogo presencial.

Quando se reunir com o cliente, perceber como o ambiente está. Se ele chegar em um momento em que a empresa está tentando solucionar um problema, dificilmente encontrará uma situação favorável à venda.

Portanto, é preciso saber se relacionar com o empresário e tentar fechar o negócio em outra oportunidade.

A observação e o discernimento sobre esses aspectos externos ao processo de negociação podem fazer a diferença na hora de conseguir uma nova venda e até mesmo nas tentativas de fidelizar determinado consumidor. Informação, observação e bom senso são essenciais para um bom vendedor.

Delivery
Delivery é a palavra em inglês que significa entrega, distribuição ou remessa. E esse serviço pode ser um diferencial que a sua loja oferece, por exemplo, pois muitos clientes preferem a comodidade de receber em casa o que compraram pelo Whatsapp durante o dia.

Para esse serviço funcionar bem, é preciso divulgar que ele existe aos seus clientes e também ter uma parceria confiável do serviço de entrega, seja do motoboy ou de outro entregador similar.

Parcerias
As parcerias com empresas e fornecedores de diferentes segmentos tem sido cada vez mais otimizadas, principalmente pela relação ganha-ganha.

Busca saber onde o seu potencial cliente está e com quem ele se relaciona. Assim saberá onde e com quem poderá propor uma parceria.

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