15.04.2021

Como fazer prospecção de clientes

A prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de leads, é que se deve prospectar clientes. Confira as nossas dicas:

1. Ofereça o seu produto a quem precisa
Nada mais frustrante do que receber indicações de compras que você não precisa. Se essa premissa vale na vida pessoal, vale também no ambiente corporativo.

2. Prospectar não é vender
Se você for fazer uma visita em uma empresa com o objetivo de conhecê-la, não tente transformar esse encontro em uma reunião de vendas. O cliente não está esperando por isso e provavelmente não estará preparado para negociar naquele momento.

3. Peça indicações aos clientes atuais
Um dos lemas mais difundidos sobre vendas é “clientes atuais conduzem a futuros clientes”. Então peça indicações aos seus clientes atuais.

4. Olhe para o seu portfólio
Muitas vezes o seu cliente está mais perto do que você imagina. Faça a prospecção de clientes na sua própria carteira e veja há quanto tempo cada um deles não compra de você. Retome contatos, programe novas visitas, entenda o motivo de a conta estar parada.

5. Esteja online
Hoje em dia fazer negócios exige também a presença no mundo digital. Você não pode desprezar essa plataforma, pois ela é uma mina de possíveis clientes. Mas a busca precisa ser qualificada.

6. Conheça o cliente
Informação é poder. Então, conhecer o cliente significa mais do que ter planejamento. Você mostra a ele que a empresa dele é importante e que sua companhia gostaria muito de tê-lo como parceiro comercial.

7. Relacionamentos
Realizar networking com pessoas influentes e tomadores de decisão é o caminho. Além disso, ajuda você a entender como o mercado está se comportando e quais serão as novidades futuras.

8. Use um CRM
Ao fim do primeiro encontro com o futuro cliente, defina com ele qual será o próximo passo. Deixe claro o que você pretende – pode ser uma retomada da conversa ou uma apresentação.

Usar uma ferramenta de CRM irá lhe ajudar muito na gestão da sua prospecção, ainda mais se o volume de prospecções semanais for grande na sua empresa.

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